Necessita ajuda? N° grátis 800 780 300
800 780 300

N° GRÁTIS de Segunda a Sexta-feira
das 8h30 às 18h00

Necessita ajuda? N° grátis 800 780 300

AURICULARES PROTETORES AUDITIVOS:

ONEDIRECT AJUDA-O A ESCOLHER


Se está à procura de auriculares de proteção auditiva ou antirruído é importante saber as diferenças e as alternativas que existem para conseguir uma boa escolha e uma adequada proteção auditiva. De acordo com a normativa Europeia 2003/10 / CE, o uso da proteção auditiva é obrigatória sempre que o nível de ruído do meio envolvente do trabalhador supera os 85 decibéis. Como empregador, está obrigado a proporcionar e informar os seus colaboradores sobre a proteção auditiva e os equipamentos de proteção pessoais existentes.

Nível de exposição

Legislação

Inferior a 80 dB

Nenhuma obrigação

Até 85 dB

As proteções devem ser fornecidas pelo empregador

Superior a 85 dB

As proteções devem-se levar postas

Considera-se equipamento de proteção individual (EPI) a: qualquer equipamento destinado a ser levado ou aplicad pelo trabalhador ou trabalhadora para que o proteja de um ou vários riscos que podem ameaçar a sua segurança ou a sua saúde no trabalho, assim como qualquer complemento ou acessórios destinado para tal fim. É importante saber que um ruído caracteriza-se pela sua frequência, se é grave ou agudo e a sua intensidade.

O ruído converte-se num perigo para a saúde quando estes dois fatores são demasiado altos. Ficar exposto durante longos períodos de tempo a um ruído muito alto pode causar danos irreversíveis e permanentes no nosso ouvido.

O risco também depende de outros fatores como:
- Duração de exposição ao ruído
- A disância do trabalhador da fonte de ruído
- O tipo de ruído (frequência e intensidade)
- A sensibilidade de ruído do trabalhador


O QUE SÃO OS AURICULARES PROTETORES AUDITIVOS ?

¿QUÉ SON LOS AURICULARES ANTIRUIDO ?

Os auriculares protetores consistem numa banda para a cabeça com 2 grandes auscultadores isoladores. Estão desenhados para proteger o ouvido dos profissionais que trabalham em ambientes em que a exposição ao ruído é regular e superior a 80 dB.

Estes auriculares estão desenhados para o uso diário, o que quer dizer que devem ser extremamente confortáveis e não irritantes.


TIPOS DE AURICULARES

Auriculares protetores auditivos com conexão walkie talkie / telemóvel:

Auriculares protetores auditivos com conexão walkie talkie / telemóvel:

É um auricular com conexão direta para walkie talkies, GSM e telefones sem fios, que oferece uma alta atenuação de ruídos, mantendo uma comunicação fiável em ambientes muito ruidosos e assegurando ainda um excelente nível de conforto.

Ver todos os protetores auriculares com conexão walkie talkie / telemovel


Auriculares protetores auditivos com walkie talkie integrado

Auriculares antiruido con walkie-talkie integrado

Estes auriculares estão desenhados para um uso industrial e são ideais para aeroportos, construção, polícias, bombeiros, motociclistas, amantes de corridas de carros e uma ampla gama de profisisonais que necessitam comunicar com as mãos livres.

Ver todos os auriculares protetores com walkie-talkie integrado


Auriculares protetores auditivos só de escuta

Auriculares protetores auditivos só de escuta

Consiste num sistema de auriculares com uma excelente atenuação, porporcionando uma reprodução clara do som em ambientes muito ruidosos, assegurando um excelente nível de conforto.

Ver todos os auriculares protetores auditivos só de escuta


 Tampões proteção auditiva

Tampões proteção auditiva

Os tampões também pertecem aos dispositivos de proteção. Mais leves e discretos, estão reservados para um uso mais ocasional devido à sua menor comodidade.

Ver todos os tampões de proteção auditiva

NÍVEIS DE ATENUAÇÃO

NÍVEIS DE ATENUAÇÃO

Observando a informação presente na tabela sobre os valores de atenuação, podemos averiguar a quantidade de som que os auriculares reduzem, de maneira que pode verificar se a proteção oferecida é ou não ajustada ao tipo de ruído a que está submetido no seu ambiente de trabalho. Além disso, é muito importante que o ruído que chega ao ouvido seja inferior a 85 dB e, preferencialmente, este ruído deveria estar entre os 70 e 80 dB.

Portanto, deve-se evitar escolher protetores auditivos que produzam quer sobreatenuação, quer proteção insuficiente.


TIPOS DE APLICAÇÃO

Diadema

O diadema de aplicação é ajustável e pode ser utilizado tanto por homens como mulheres. É o tipo de aplicação mais comum de auriculares. Os auriculares estão acoplados no extremos a uma bandelete rígida que a mantem fia na cabeça.

Aplicação no capacete

Este modelo está desenhado para ser aplicado no capacete, assegurando ainda um excelente nível de conforto.

Contorno de nuca

Nesta aplicação o diadema usa-se ao redor ou atrás do pescoço. O que permite uma melhor liberdade de movimento e comodidade assegurada.


NORMATIVA ATEX

A Diretiva ATEX (94/9/CE) obriga os fabricantes a produzirem os produtos elétricos e/ou mecânicos que vão ser usados em atmosferas potencialmente explosivas com o certificado respetivo. Os produtos devem-se classificar segundo o nível de proteção que oferecem contra o risco de que se convertem numa fonte potencial de ignição em atmosferas explosivas. As categorias de coformidade dos equipamentos são:

Portanto, os auriculares protetores auditivos com certificado ATEX estão desenhados e fabricados para evitar a combustão em atmosferas explosivas em que podem estar rodeados e o certificado autoriza a trabalhar com estes protetores auriculares dentro das áreas potencialmente explosivas.

NORMATIVA ATEX