8.1. Nos casos em que o Utilizador compra produtos no ou através do Website do Proprietário, como empresário, ou seja, para um fim relacionado com a sua atividade comercial, empresarial ou profissão, ele tem direito a uma série de direitos, conforme listados e descritos abaixo: O cliente tem 14 dias a partir da entrega dos produtos para devolvê-los e solicitar um reembolso. Todas as devoluções de produtos devem cumprir a cláusula 3 destes termos e condições gerais. Só serão aceites produtos devolvidos na sua embalagem original não aberta e com todos os seus acessórios sem qualquer escrita ou rótulo. Qualquer item que danifique o produto ou embalagem incorrerá numa penalização de 30% do preço de compra. A Onedirect não é de forma alguma responsável por qualquer dano relacionado com uma utilização defeituosa ou ilícita do produto vendido.
Em caso de devolução comercial por parte do cliente, todos os custos associados ao valor dos portes e garantia total não serão devolvidos.
A Onedirect atua exclusivamente como Distribuidor dos produtos informáticos (CD-ROMS, bases de dados, software, etc.), e por isso não controla nem garante o seu conteúdo, criado pelos vários editores dos produtos, nem é responsável pela falta de conformidade dos produtos com as necessidades do cliente.
A Onedirect não é responsável pela existência e propagação de vírus nos ou através dos vários produtos informáticos que distribui, nem é responsável por qualquer tipo de reparação pelos danos sofridos pelo cliente, que deve adotar as medidas de segurança necessárias para os seus dados, programas e computadores. Em qualquer caso, a responsabilidade da Onedirect será limitada ao reembolso do preço pago pela compra do Produto em questão.
No caso do Produto ser defeituoso, Onedirect procederá, conforme o caso, à reparação, substituição, redução do preço ou rescisão do contrato, sendo tudo isto gratuito para o Cliente. A Onedirect responderá a qualquer falta de conformidade que se manifeste no prazo de um ou dois anos após a entrega, dependendo do destinatário final do bem e da garantia do fabricante. O cliente deve informar a Onedirect da falta de conformidade no prazo de um mês após ter tomado conhecimento da mesma.
A Onedirect reserva a propriedade dos bens entregues até o preço ter sido pago na totalidade. Caso contrário, a Onedirect terá o direito de exigir a restituição imediata dos bens entregues.
8.2. Nos casos em que o Utilizador compra produtos como consumidor e utilizador, isto é, para um fim não relacionado com a sua atividade comercial, empresarial ou profissão do Utilizador, o Utilizador terá o direito de desistir da compra no prazo de 14 dias naturais sem indicar nenhum motivo. Este prazo de rescisão expira 14 dias naturais após o dia em que o Utilizador ou um terceiro autorizado pelo Utilizador, com excepção do transportador, adquiriu a posse material dos bens adquiridos no Website Onedirect ou no caso de os bens que compõem a sua encomenda serem entregues separadamente, 14 dias naturais a partir do dia em que o Utilizador ou um terceiro autorizado pelo Utilizador, com excepção do transportador, adquiriu a posse material do último desses bens que compõem a mesma ordem de compra, ou no caso de um contrato de prestação de serviços, 14 dias naturais a partir do dia em que o contrato foi celebrado. A fim de exercer este direito de rescisão, o Utilizador deve notificar a Onedirect da sua decisão. Isto pode ser feito, quando apropriado, por telefone para 800 780 300 ou por e-mail para
contacto@onedirect.pt. O Utilizador, independentemente dos meios que escolha para comunicar a sua decisão, deve expressar clara e inequivocamente que pretende rescindir o contrato de compra. Em qualquer caso, o Utilizador pode utilizar o modelo de formulário de rescisão que a Onedirect disponibiliza como parte integrante destas Condições; no entanto, a sua utilização não é obrigatória. A fim de respeitar o período de rescisão, é suficiente que a comunicação que expressa inequivocamente a decisão de retração seja enviada antes de expirar o período relevante. Em caso de rescisão, a Onedirect reembolsará o Utilizador por todos os pagamentos recebidos, incluindo os custos de envio (com excepção dos custos adicionais escolhidos pelo Utilizador para um método de envio diferente do método menos dispendioso oferecido no Website) sem atraso indevido e, em qualquer caso, o mais tardar 14 dias naturais a partir da data em que a Onedirect for informada da decisão do Utilizador de rescindir. A Onedirect reembolsará o Utilizador utilizando o mesmo método de pagamento utilizado pelo Utilizador para efetuar a transação de compra inicial. Este reembolso não deve gerar qualquer custo adicional para o Utilizador. No entanto, a Onedirect pode reter esse reembolso até ter recebido os produtos ou artigos de compra, ou até o Utilizador apresentar prova da sua devolução, qualquer que seja a condição satisfeita primeiro. Fá-lo-á sem demora indevida e, em qualquer caso, o mais tardar 14 dias naturais a partir da data em que Onedirect foi informada da decisão de rescisão. O Utilizador reconhece estar ciente que deverá suportar os custos diretos da devolução (transporte, entrega) da mercadoria, caso esta seja efetuada. Além disso, será responsável por qualquer diminuição do valor dos produtos resultante de manipulações diferentes das necessárias para estabelecer a natureza, características e funcionamento das mercadorias. O Utilizador reconhece que existem excepções ao direito de rescisão, tal como estabelecido no artigo 103 do Real Decreto Legislativo 1/2007, de 16 de Novembro, que aprova o texto revisto da Lei Geral de Defesa dos Consumidores e Utilizadores e outras leis complementares. A título de exemplo, e não exaustivo, este seria o caso de: produtos personalizados; produtos que podem deteriorar-se ou expirar rapidamente; CDs/DVDs de música ou vídeo sem a sua embalagem, como selados na fábrica; produtos que, por razões de higiene ou saúde, são selados e foi retirado o selo após a entrega. Em qualquer caso, não será efetuado qualquer reembolso se o produto tiver sido utilizado para além da mera abertura do mesmo, produtos que não se encontrem nas mesmas condições em que foram entregues ou que tenham sofrido qualquer dano após a entrega. Da mesma forma, os produtos devem ser devolvidos utilizando ou incluindo toda a sua embalagem original, instruções e outros documentos que os possam acompanhar, bem como a cópia da fatura de compra.
Modelo de formulário de rescisão:
Ao cuidado de Onedirect Comunicaciones SL, c/ Valencia nº 231 1º, 08007 Barcelona nº tel. 800 780 300, e-mail
contacto@onedirect.pt- Pelo presente informo que desejo rescindir do meu/nosso contrato de venda do seguinte bem/fornecimento do seguinte serviço
- Pedido nº .................. e recebida em ........................................
- Nome ................... Apelido .............................................
- Morada ...........................................................................
- Assinatura do consumidor e do(s) utilizador(es) (apenas se este formulário for apresentado em papel).
- Data