Teleconferência: Foco nos "Polvos Telefónicos"
O que é um polvo telefónico?
A teleconferência, também chamada de audioconferência, refere-se à realização de reuniões profissionais à distância através de uma linha telefónica. Em contraste com a videoconferência, que permite ver os interlocutores através de uma webcam e tela, a teleconferência permite apenas ouvi-los.
O polvo telefónico é, por definição, um dispositivo telefónico que permite realizar uma conferência telefónica ou videoconferência. O seu formato, semelhante a um "polvo", é projetado para capturar e difundir o áudio a 360° no ambiente de trabalho. Pode ser conectado à sua linha analógica (com a famosa tomada em "T"), a uma linha IP ou VoIP (comunicações via internet), ou ainda ao seu computador ou smartphone via USB ou Bluetooth. Alguns modelos de polvos podem ser conectados tanto a linhas analógicas quanto IP.
Por que escolher um polvo telefónico?
Com este sistema telefónico, nunca foi tão fácil reunir-se com os seus colaboradores, estejam eles a poucos quilómetros ou do outro lado do mundo. Durante essas reuniões, uma única linha telefónica é utilizada para todos os participantes, garantindo que todos possam ouvir e interagir quando necessário. Para aceder a essa linha, basta discar um número no polvo e inserir um código fornecido para participar na conversa.
O formato específico do polvo telefónico permite capturar o som a 360° graças aos seus microfones e alto-falantes, garantindo um áudio de alta qualidade. Assim, todos os presentes à mesa podem ouvir claramente os interlocutores à distância e responder com a certeza de que serão ouvidos. Este telefone é, portanto, extremamente útil para organizar reuniões profissionais produtivas e incentivar o intercâmbio de ideias.
Optar pela teleconferência oferece ainda outros benefícios além dos técnicos e de desempenho. Ela permite economizar tempo e dinheiro: não há necessidade de investir em custos com transporte ou estadias em hotéis caros, nem perder tempo a organizar reuniões. Os seus colaboradores estarão mais focados e ativos durante as reuniões, pois não terão passado horas em transportes e serão mais produtivos, podendo retornar rapidamente às suas atividades após o término da chamada. Além disso, com a audioconferência, contribui para o meio ambiente, reduzindo as emissões de CO2 geradas pelos transportes.
Como escolher o polvo telefónico ideal?
A escolha do seu polvo telefónico não deve ser feita de forma aleatória. É importante considerar uma série de critérios para determinar qual é a melhor solução de áudio para as suas necessidades. Na Onedirect, sabemos que nem sempre é fácil escolher o produto mais adequado, dada a grande quantidade de referências disponíveis. Para ajudá-lo, listamos os principais fatores a serem considerados na hora da compra do seu equipamento:
- O ambiente a ser equipado: Primeiramente, é essencial definir o local onde o seu dispositivo será utilizado. O equipamento recomendado não será o mesmo para um espaço pequeno e para uma grande sala de reuniões. Abaixo, encontrará diferentes tipos de ambientes e suas capacidades máximas para determinar qual o produto ideal para você:
- Pequenos espaços de trabalho: Escritórios ou "huddle rooms" com até 4 pessoas.
- Salas médias: Salas de conferências com até 12 pessoas.
- Grandes salas: Amplos espaços, como auditórios, com mais de 12 pessoas.
Caso precise equipar uma sala pequena, pode também optar por um speakerphone. Este pequeno altifalante portátil oferece chamadas em full-duplex e conecta-se facilmente ao seu PC via USB ou ao seu smartphone via Bluetooth, se preferir uma versão sem fio.
- Tipo de linha da sua empresa: Nem todos os polvos telefónicos se conectam ao mesmo sistema, por isso é fundamental definir com antecedência a linha à qual o seu equipamento será conectado. Embora os produtos sejam cada vez mais versáteis, alguns modelos podem ser compatíveis apenas com linhas analógicas ou IP.