É verdade que, durante muito tempo, quando se falava de webcams, nem sequer se perguntava o tipo de ligação: era USB-A ou nada! Mas isso era nessa altura... Agora, nem todas as webcams se ligam da mesma forma! Pode escolher entre 2 opções: USB-A ou USB-C.
USB-A
USB-C
Mesmo que sejam facilmente distinguíveis visualmente, aconselhamo-lo a dedicar algum tempo à leitura deste guia. Para além de enriquecer os seus conhecimentos pessoais, terá toda a informação necessária para adquirir uma webcam compatível com os seus dispositivos e evitar surpresas desagradáveis (e/ou uma devolução).
Por isso, nos vossos lugares, preparem-se, vamos começar!
USB-A :
É um clássico. Provavelmente já viu este conetor retangular antes, uma vez que se encontra em quase todos os dispositivos digitais: computadores, teclados, ratos, altifalantes e até nos automóveis (para ligar smartphones).
O seu ponto forte: ligação rápida e fácil a uma vasta gama de dispositivos (sem necessidade de um adaptador especial).
O seu ponto fraco: é cada vez menos utilizado, os novos aparelhos já não integram este tipo de ligação (por exemplo, os computadores portáteis ultrafinos) e não é reversível (só funciona num sentido).
USB-C :
É o recém-chegado ao mercado digital. Mais pequeno e reversível, está presente nos novos computadores, tablets, auscultadores e até nos mais recentes smartphones.
O seu ponto forte: diz-se que é reversível e universal, o que significa que todos os dispositivos com um conetor USB-C podem ser recarregados com um único cabo (prático, não é?).
O seu ponto fraco: as novas funcionalidades implicam uma compatibilidade limitada... Nem todos os dispositivos estão ainda equipados com portas USB-C (por isso, certifique-se de que tem um adaptador USB-C para USB-A).
Ainda não sabe que tipo de conetor escolher para a sua câmara Web? Não se preocupe. Estamos aqui para o ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas. Para o provar, compilámos uma lista dos principais aspetos que deve ter em conta para fazer a melhor escolha:
Compatibilidade do dispositivo: Bem, isto é óbvio, mas a primeira coisa a fazer é certificar-se de que o conetor que escolheu é compatível com o seu dispositivo (para evitar problemas)... Enganou-se? Não entre em pânico. Pode sempre comprar um adaptador para ligar a sua webcam.
Número de portas disponíveis: Nem todos os dispositivos têm o mesmo número de portas. Por isso, para a sua instalação ser eficiente, aconselhamos que escolha um conetor que lhe permita manter as portas disponíveis, para o caso de...
Estética e organização: As suas preferências pessoais também entram em jogo (não é só o aspeto técnico que conta)... Então, gosta de um estilo rústico ou escandinavo?
Qualidade da transmissão: Todos concordamos que o USB-C é muito mais potente em termos de transmissão! Mas o USB-A não dá muita luta neste aspeto (é uma garantia).
Atualização futura: O nosso último conselho é que se mantenha atento à evolução tecnológica. Embora o USB-A continue a ser comum hoje em dia, a tendência para o futuro é uma maior adoção do USB-C (que parece ser um investimento mais sustentável e rentável).
Agora que já sabe qual o tipo de webcam mais adequado para si, mostramos-lhe como iniciar uma videoconferência com a sua webcam, em apenas 6 passos:
Preparação
Ligar o computador e ligar a Webcam ao PC (caso contrário, nunca será reconhecida...).
Conexão
Ligar-se à sua sessão (se exigido pela plataforma)
Configuração
Ajuste as definições de áudio e vídeo, certificando-se de que seleciona a webcam externa como fonte de vídeo principal.
Seleção
Escolha a sua plataforma favorita: Zoom, Teams, Google Meet…
Inicie
Inicie a reunião ou junte-se à reunião selecionando a opção adequada.
Colaboração
Junte-se à reunião com um simples clique - que comece a discussão!
Para continuar a ler clique aquí : Altavoz vs Auricular : Qual escolher?
E para nos
contactar, clique aqui: